Foi realizado em São Paulo no último 04/11/16, reunião com o empresário Artemisio Costa e o ex CEO do Grupo Accor para as Américas e Caribe, Roland de Bonadona e atual presidente da Câmara de Comércio França – Brasil (CCFB).

Foi tratado de assuntos estratégicos para o fomento do turismo no estado do Pará e com foco para o turismo na região amazônica. Bonadona aceitou o convite para contribuir na área de consultoria hoteleira e divulgar num acordo bilateral (Brasil- França) na Europa, o destino turístico da Amazônia e em especial o estado do Pará.

“O turismo é um grande eixo de desenvolvimento econômico e social e o Brasil tem recursos naturais e culturais que estão entre os maiores do mundo. Um estudo feito todos os anos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) sobre a competitividade do setor hoteleiro mostra que o Brasil está na 12ª posição no quesito cultura e recursos naturais, mas cai para a 76ª quando o assunto é ambiente de negócios e infraestrutura e para a 82ª quando se trata de políticas de regulamentação. O país tem o mais difícil, mas não sabe explorar.”

“Quando cheguei aqui (em 1990) a Accor tinha 22 hotéis (na América Latina) e uma equipe pequena. Hoje ela tem 219 unidades no Brasil” diz Bonadona em entrevista para revista Exame.
Foi ressaltado o papel do turismo no fomento da economia brasileira em especial a exploração do ecoturismo na região com a temática amazônia, que é um dos maiores potenciais do Brasil no setor. O portal de entrada da Amazônia é a capital Belém que tem vôos direto Miami e Lisboa.

Sobre Roland De Bonadona.
ROLAND DE BONADONA, há 26 anos no Brasil, foi o inspirador da visão estratégica mentor do projeto que conduziu o Grupo Accor na liderança avançada do mercado hoteleiro. Sob sua liderança, a Accor no Brasil tornou-se o terceiro maior mercado mundial do Grupo.

Fatores-chave deste sucesso:
Foco no desenvolvimento, fundamentado em projetos rentáveis e sustentáveis. Parcerias de negócios“ganha-ganha” com empresas dos setores hoteleiro e imobiliário no Brasil. Recurso aos conceitos globais de Administração e Marketing desenvolvidos pelo Grupo Accor. Administração eficiente e adaptada ao ambiente de negócios brasileiro. Equipes tratadas como capital humano capaz de alavancar o desempenho da empresa em todos os seus componentes.

Outras referências importantes:
-Atuação estratégica em âmbito corporativo e em associações profissionais do setor.
-Formação em Administração na Universidade PARIS IX, PGA no INSEAD;
-Membro do Comitê Executivo Mundial do Grupo Accor;
-Co-fundador e primeiro presidente do FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros no Brasil, associação de
referência para o setor que reúne as principais redes hoteleiras;
-Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, entidade que promove o comércio entre os dois países,
com 900 afiliados;
-Primeiro vice-presidente do São Paulo Conventions & Visitors Bureau, associação responsável pela projeção
da cidade dentro dos grandes destinos mundiais de entretenimento e eventos;
-Membro do NAT – Núcleo de Altos Temas do SECOVI-SP (Sindicato das Empresas de Compra,
Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo).

http://www.bonadonaconsult.com/perfil